sexta-feira, 6 de abril de 2012

Cuidados com os equipamento para desencarceramento

Desencarcerador

Desencarcerador Hidráulico LUKAS
Procedência : Alemanha
Composição: Bomba Hidráulica acionada por motor à gasolina ou acionamento manual, mangueiras com engate rápido e ferramenta hidráulica
 
 
ATENÇÃO  EM TODOS OS SERVIÇOS, O USO DE LUVAS, CAPA, CAPACETE, ÓCULOS DE PROTEÇÃO NESSE TIPO DE SERVIÇO, É ESSENCIAL. VEJA ACIDENTE CAUSADO POR UM  DESENCARCERADOR.
Fluido hidráulico (óleo mineral) onde veio a  penetrar dentro da mão direita; pressão do fluido era 630Bar (aprox. 9,150 psi), equipamento em uso: tesoura cortante ou (tesoura hidráulica LKS), utilizada em cortes de veículos após chocarem-se.
 Local do acidente: EUA. O acidente ocorreu durante um treinamento que bombeiros faziam ao lado de uma auto estrada norte americana. Orientação era para retirar (eventual acidentado dentro da carcaça de auto batido). A mangueira hidráulica devido a movimentos constantes, soltou-se da moto bomba e insuflou ar na parte interna da mão. O bombeiro não utilizava luvas para o  treinamento.
 Após o acidente, o procedimento de socorro foi deixar local limpo e desinfetar ao máximo. Por casualidade um especialista que estava nas imediações interveio. O óleo mineral já tinha começado a corroer tecidos gordurosos da mão, já estava infiltrando por todo braço do acidentado.
    
 Procedimento médico: foi retirado o óleo que estava na parte interna de mão e braço. Ferida não pôde ser suturada devido aos danos ao tecido através de óleo, assim a ferida precisou ser fechada gradualmente, durante semanas de tratamento com fortes antibióticos e antiflamatórios. 
 
 RESULTADOS   Após longas semanas de tratamento sua mão voltou a normalidade, só restando as cicatrizes. Foi alterado o tipo de Fluido hidráulico em uso, " Aero Fluido 4." O Corpo de Bombeiros passou orientação para  bombeiros de todos os EUA e informou para Fabricante da Tesoura Hidráulica do ocorrido. 

 Veja outra matéria do Blog sobre o assunto:

http://soubombeiro.blogspot.com.br/2010/03/acidente-com-desencarcerador.html


quarta-feira, 4 de abril de 2012

iPhone é usado por Bombeiro para retirar criança de um poço


Uma criança na China caiu a um poço com mais de 12 metros de profundidade. Os bombeiros não estavam conseguindo içá-la, mas um smartphone auxiliou no salvamento. 

Veja o vídeo




A criança de dois anos estava brincando com os amigos na rua de uma pequena aldeia da Província de Yunnan, no sudoeste da China, quando caiu ao poço. Os moradores ao ouvirem a criança chorar, lançaram uma corda para que ela tentasse se agarrar.

Quando os bombeiros chegaram, lançaram para o poço uma mangueira ligada a um recipiente de oxigênio, para evitar que o rapaz sufocasse, e uma corda para içar a criança. No entanto, só tinham arneses para adulto e não conseguiam apertá-los de forma a que a criança não escorregasse.

A certa altura, um dos elementos da equipa lembrou-se de amarrar um iPhone a uma corda e descê-lo pela estreita abertura, para que pudessem ver, com a ajuda da câmara do aparelho, a melhor forma de colocar as alças do cinto em redor do menino.

Com a ajuda do iPhone conseguiram ver a melhor forma de prender a criança e conseguiram içá-la para fora do poço. Médicos de um hospital nas proximidades disseram que o menino apenas teve ferimentos leves.

Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Mundo/MundoInsolito/Interior.aspx?content_id=2400060