terça-feira, 19 de março de 2013

RCP EM TRÊS PASSOS SIMPLES


1. CHAME SOCORRO

Cheque o estado da  vítima (nível de consciência)Se a vítima não responde,  Chame 193 e depois  retorne a  vitima. Na maioria dos casos de emergência, os operadores (atendentes) podem dar assistência de como iniciar uma  RCP.
 


 
2. RESPIRAÇÃO 
Respiração  boca a boca.

Incline a cabeça para trás  e escute a respiracão (VÊR, OUVIR E SENTIR)Se a vítimanão tem movimento respiratório, feche o nariz com os dedosCubra sua boca com asua e assopre(ventile) verifique se o tórax eleve. Dê duas respirações de dois segundoscada uma.
 


 
3.COMPRESSÃO

Sedepois das ventilações a vítima não voltou a respirar, verifique se não tem circulação (batimento cardíaco) se não houver, proceda:
1. Posicionar a vítima em DDH (Decúbito Dorsal Horizontal) ou seja deitada de costas sobre uma superfície rígida.
2. Efetuar 30 compressões torácicas, no ritmo de 100 compressões por minuto.
3. Efetuar 2 ventilações.
4. Manter as compressões e ventilações na freqüência 30:2.
4. Verificar o pulso central a cada 2 minutos: se não houver pulso, RCP deve ser reiniciada pelas 30 compressões torácicas.
OBS: O socorrista que ventila é responsável por avaliar a eficácia da compressão, controle do tempo e verificação do pulso central.
A troca de posição entre socorristas deve ser feita durante a verificação do pulso central, não devendo exceder a 3 ciclos.
 Nunca treine compressão cardíaca em uma pessoa com batimentos normais.
ATENÇÃO   Verifique se os batimentos estão restabelecidos a cada dois minuto.Continue fazendo respiração  boca a boca (2 respirações) e fazendo compressões cardíacas (30 vezesaté que chegue socorro........

Fonte: bombeirosemergencia