sábado, 6 de fevereiro de 2010

Extintores AFT - Advanced Firefighting Tecnology


Os Corpos de Bombeiros da Paraíba, Sergipe e Pará já utilizam o mais novo equipamento para combate a incêndios disponível no mercado mundial. Trata-se do aparelho portátil de transporte AFT (Advanced Firefighting Tecnology GmbH), de fabricação alemã.

Na tecnologia AFT, o fabricante produz água nebulizada ultrafina de distribuição concentrada utilizando esguichos especialmente desenvolvidos para lançar gotículas em velocidade supersônica. Isto resulta em rápido resfriamento devido à intensa absorção do calor, pois a névoa gerada expande-se 1640 vezes, inerciando, assim, a atmosfera em torno do fogo. Então, o efeito combinado de resfriamento e abafamento resulta na rápida e eficiente extinção do incêndio.

Esses sistemas portáteis, ainda de acordo com o fabricante, são disponibilizados na versão de extintores manuais (Hand-held) e costais (Backpack). O segundo modelo pode ser transportado nas costas como mochila, em viaturas comuns e em motocicletas especiais. O equipamento utilizado pelos Bombeiros da Paraíba é do tipo AFT9L, que é composto por um cilindro de ar comprimido de 300 bar de pressão e um cilindro com capacidade para 9 litros de água, que é equivalente aos sistemas convencionais de 90 litros, quando comparado.
Trata-se da mesma tecnologia utilizada pela NASA (Agência Espacial Americana) no sistema de propulsão de foguetes. No AFT 9L, destaca o fornecedor, cada gotícula de água pressurizada se expande 1640 vezes, proporcionando maior eficácia do equipamento e segurança para quem o opera. A empresa 911 Emergência destaca que o equipamento poderá ser utilizado com qualquer tipo de água: doce, suja, salgada e deionizada, etc. Numa situação de emergência poderá ser utilizada quaisquer tipos de água. A água corrente, por mais suja que seja, poderá ser utilizada, desde o operador do equipamento tome a precaução de coar o líquido, até mesmo com um pedaço de pano, para evitar que a sujeira venha a bloquear a saída do esguicho.

No Brasil, estes equipamentos já estão sendo utilizados pelo Grupo Petrobras / Transpetro, Corpos de Bombeiros, Grupo CCR & Enseg e Citi Bank. A Transpetro utiliza este equipamento para combater incêndios no cinturão verde em torno dos seus dutos por onde trafega o combustível (MPM 600L); a Petrobras utiliza em seu edifício modelo (Torre Almirante) no Rio de Janeiro para proteger o heliporto e os ambientes de escritório (mochila de 9L); o Corpo de Bombeiros utiliza como equipamento de resposta rápida em diversos incêndios residenciais e também em sinistros de veículos no perímetro da cidades e rodovias (mochila de 9L).

Fonte: CBMMT

2 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de saber com podemos utilizar o aft em locais de confinamento, hja vista que a necessiade de máscara contra gases, ou para futuro utilizaremos os dois em um

BART BLOG!!! disse...

Boa noite... Sou Bombeiro, gostaria de saber a preparação ideal para a mochila AFT de 9L a qual temos em nossa Unidade. Não tivemos acesso aos manuais e estamos em dúvida com relação ao preparo ideal. Se puder nos ajudae... agradecemos!
Grande abraço a todos.

PS.: A dúvida é quanto a quantidade de litros de LGE para os 9 litros de água.