quinta-feira, 13 de agosto de 2009

BOMBEIROS E SEUS PROFISSIONAIS


O Bombeiro é um profissional que por vezes possui treinamento e equipamento adequado para apagar ou minimizar incêndios, resgatar pessoas em situação de perigo, salvaguardar bens materiais e ajudar e fornecer assistência nos desastres naturais e nos causados pelo homem.

Podem ser militares, no caso da grande maioria dos estados brasileiros, ou então civis e voluntários, como ocorre em alguns estados e países da Europa e EUA. Em Portugal, os bombeiros são popularmente conhecidos como Soldados da Paz.


Área de Atuação

Apesar de terem sido inicialmente constituídos com a função de combate a incêndios, as funções dos bombeiros alargaram-se para quase todas as áreas da proteção civil. Conforme o país e o corpo de bombeiros, as várias áreas de intervenção dos são:

  • Combate a incêndios florestais;
  • Combate a incêndios urbanos;
  • Combate a incêndios industriais;
  • Resgate em grande ângulo;
  • Emergência médica pré-hospitalar;
  • Salvamento aquático.
  • Desencarceramento em acidentes rodoviários e ferroviários;
  • Intervenção em incidentes elétricos;
  • Intervenção em incidentes hidráulicos;
  • Intervenção em incidentes com matérias perigosas;
  • Intervenção em incidentes com redes de gás;

Mergulho Autônomo

Um dos cursos com maior índice de reprovação, por sua dificuldade física e psicológica. Capacita o Bombeiro desde a efetuar busca e salvamento de pessoas e objetos submersos como a efetuar pequenos trabalhos como fixar, serrar, martelar, etc, com equipamento de respiração autônoma. A profundidade máxima adotada nos trabalhos da Corporação é de 30 metros, em um tempo reduzido a 25 minutos, no máximo. Com isso evita-se que o bombeiro-mergulhador tenha que fazer paradas descompressivas a fim de eliminar o nitrogênio residual que se acumula no organismo.

Salvamento em Altura

Como o próprio nome diz, capacita o bombeiro a efetuar salvamentos em locais elevados, utilizando-se equipamentos próprios para tal.





Guarda-Vidas

Habilita o Bombeiro a efetuar prevenções e salvamentos de banhistas. Além da ótima capacidade física que é requerida. Utiliza-se vários equipamentos, dentre os quais o pranchão de salvamento, o jet-sky, botes infláveis, URSA (Unidade de Resgate para Salvamento Aquático) e helicópteros.






O Resgate


A "menina dos olhos" da Corporação, atualmente o curso de Resgate e Emergências Médicas tornou-se quase obrigatório. Com técnicas de avaliação de vítimas, o Bombeiro aprende desde anatomia humana até análise primária e secundária, ressuscitação cardiopulmonar, imobilização e tratamento de traumas diversos, e identificação de patologias de ordem clínica, como AVC (Acidente Vascular Cerebral), Angina de Peito, IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), etc.



Nenhum comentário: