quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Bolsa Olimpica gera dúvidas em todo Brasil

 


De acordo com o Ministério da Justiça, o benefício de R$ 1,2 mil começará a ser pago ainda em 2010, mas como o decreto não foi publicado, ainda há muitas incertezas. Se for concedido a todos os policiais civis e militares, bombeiros do estado e aos guardas municipais da cidade do Rio, o abono poderá beneficiar mais de 70 mil servidores.

Policiais civis e militares e bombeiros de todo o estado poderão ganhar a Bolsa Olímpica. A gratificação será estendida a guardas municipais, mas apenas da cidade do Rio de Janeiro. O Ministério da Justiça pretende pagar o benefício de R$ 1,2 mil a partir de julho de 2010.


Mas, para ter direito à Bolsa Olímpica, os profissionais terão que participar de cursos, pelo menos, uma vez por ano. As aulas serão oferecidas pelo Ministério da Justiça e falam, por exemplo, de policiamento comunitário e direitos humanos, e poderão ser feitas também pela internet. O governo federal pediu ainda mudanças na escala de trabalho dos policiais, o que pode acabar com o “bico”, que é o trabalho extra, não permitido pela corporação, mas muito comum na polícia.

“Organizar essa questão dos turnos, acabar com essa história de 12 horas de trabalho por 72 horas de folga, de 12 horas de trabalho por 48 horas de folga, para dar uma ordem, uma organização. E isso o estado sequer faz”, afirmou o ministro da Justiça, Tarso Genro.

O decreto que cria a Bolsa Olímpica ainda não foi publicado e já começou a gerar dúvidas. Os profissionais não sabem se haverá um número máximo de benefícios concedidos e se eles ficarão limitados a um determinado teto-salarial. Guardas municipais de outras cidades, que poderão dar apoio aos jogos, também querem receber.

Nesta quarta-feira, o site do Ministério da Justiça ficou congestionado. As inscrições ainda não começaram, mas policiais, por engano, tentavam se cadastrar em um outro programa.

A bolsa recebeu críticas da Associação de Praças da Polícia Militar e Bombeiros. A entidade defende que a gratificação seja estendida aos aposentados e cobra também a criação de uma lei estadual para incorporar o benefício aos salários.

“Não temos nenhuma garantia que será incorporado ao salário, porque, até 2016, uma série de coisas pode acontecer. Os próximos governos podem não aceitar e não conceder esse benefício. E aí. como vai ficar?”, questionou Wanderley Ribeiro, presidente da associação.

Tarso Genro sugeriu que o estado crie uma lei para que a Bolsa Olímpica seja incorporada aos salários após os Jogos Olímpicos de 2016. A Secretaria de Segurança Pública informou que só vai se manifestar depois que o decreto federal for publicado.


ASPOL LEVARÁ “BRIGA” PELA EXTENSÃO DA BOLSA OLÍMPICA A BRASÍLIA
 
A notícia de que a bolsa olímpica será apenas para os policiais das cidades sede, deixaram policiais civis e militares de outros estados insatisfeitos, como no caso da Paraíba. “Ocorrerá no início de fevereiro um encontro de todas as entidades policiais do Brasil, tanto civis como militares, e levaremos esta “briga” para o âmbito nacional. Ainda esta semana estaremos procurando as entidades da co-irmã Polícia Militar para que possamos traçar diretrizes para esta luta de todos nós.” , reagiu o presidente Flávio Moreira.
Segundo o presidente da Aspol, o Ministro da Justiça está pensando “pequeno” e tentando economizar como se segurança fosse apenas para a Copa do Mundo. “Não é justo que haja tratamento diferenciado, pois somos todos brasileiros e a segurança pública do cidadão da Paraíba vale o mesmo que dos demais Estados, bem como as nossas vidas e deve ser permanente. O Ministro quer de um jeito, mas certamente o presidente Lula e a Ministra Dilma pensarão em todo o país, já que o slogan de seu governo é “Brasil, um país de todos”.”, concluiu Flávio Moreira.

Nenhum comentário: