O Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba tem realizados vários Treinamentos, dentre eles Salvamento em Altura (TSAlt 1), com uma exibição ao público no Centro da capital João Pessoa. A atividade prática é promovida pelo 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM). Os Tenentes Tiago Aragão e Almir Peixoto - ambos especialistas em salvamento de altura - coordenaram o treinamento. O TSAlt tem como objetivo doutrinar os militares com conhecimentos básicos desenvolvidos em salvamentos de altura. No Curso, os alunos receberam os seguintes conceitos:
- Segurança nas Operações em Altura;
- Equipamentos e Materiais (legislação e certificação);
- Nós e Amarrações;
- Ancoragem;
- Armação de Circuitos;
- Técnicas de Transposição (Tirolesa);
- Rapel;
- Auto Resgate; e
- Salvamento de Vítimas Conscientes.
- Segurança nas Operações em Altura;
- Equipamentos e Materiais (legislação e certificação);
- Nós e Amarrações;
- Ancoragem;
- Armação de Circuitos;
- Técnicas de Transposição (Tirolesa);
- Rapel;
- Auto Resgate; e
- Salvamento de Vítimas Conscientes.
Com 16 participantes do TSAlt, entre eles oficiais, sargentos e soldados, tiveram 30 horas de treinamento no QCG e estão, conforme os coordenadores do Curso, plenamente aptos a participar de qualquer ocorrência nesta especialidade.
- O resultado é acima do esperado - atesta o 1º Tenente Tiago Aragão. Segundo ele, os alunos assimilaram bem as técnicas ministradas e estão plenamente capacitados para qualquer situação real. “Eles tiveram excelente aproveitamento”, assegurou.
veja o video
Mais uma turma no curso de Treinamento de Salvamento Aquático (TSA). O curso com 30 horas de duração, aconteceu no período de 04 a 08 deste mês, na piscina do Centro Integrado de Educação Física (Cieef – antigo Dede) e nas praias de Intermares e Cabedelo. Atuaram como instrutores os Capitães Erik e Vieira e os Tenentes Aragão e Renato.
O treinamento, de acordo com o Tenente BM Aragão, tem objetivo de repassar conhecimentos técnicos de preservação e salvamento aquático para o exercício da função de Guarda-Vidas. Segundo ele, todos os 15 alunos tiveram um desempenho bastante satisfatório. “Eles estão plenamente aptos para garantir a segurança aquática dos banhistas”, garantiu.
O Treinamento de Salvamento Aquático (TSA) engloba os seguintes assuntos:
- Natação Utilitária;
- Trabalho de Apnéia;
- Técnica de Salvamento Aquático;
- Treinamento Físico Militar;
- Suporte Básico de Vida para Afogamento; e
- Operações Básicas com embarcações (Bote Inflável de Salvamento)
E ainda para esse semestre serão realizados os cursos de Combate a Incêndio e tendimento pré hospitalar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário