terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Cerca de 90 paraibanos podem integrar missão no Haiti


Noventa paraibanos poderão atuar na missão brasileira de assistência humanitária às vítimas do terremoto no Haiti. O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Wilmar Dias, confirmou, na tarde de ontem, que 40 bombeiros deixarão a Paraíba para o socorro aos atingidos pelo desastre no país da América Central. Já a Secretaria de Saúde do Estado disponibilizou uma lista de 50 profissionais de saúde que estão aptos a integrar a ‘Operação Samu 192 no Haiti’.



Wilmar Dias disse que, a qualquer momento, os homens da Paraíba deixarão o Estado para a missão. “Nós estamos aguardando que a Liga Nacional de Bombeiros (Ligabom) encaminhe a lista com os primeiros 20 homens que seguirão para o Haiti. Depois, vão outros 20 bombeiros”, declarou o tenente-coronel. Eles vão atuar no trabalho de resgate às vítimas que estão debaixo de escombros, busca de corpos desaparecidos e ainda na identificação de pontos que ofereçam risco de desabamentos no país devastado pelo terremoto, ocorrido na semana passada. Ontem, 20 bombeiros de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília deixaram o Brasil para a missão no Haiti.
Os 40 bombeiros selecionados na Paraíba possuem o curso de Sistema de Comando de Incidente (SCI), cujas técnicas de socorro às vítimas de tragédias, como terremotos, seguem padrões internacionais de salvamento. “Todos os bombeiros que estão no Haiti têm o curso, sejam homens dos Estados Unidos ou países da Europa”, afirmou Wilmar Dias. Ele lembrou que os bombeiros paraibanos escolhidos foram consultados previamente para a viagem e aceitaram a proposta de participação na ação de assistência humanitária. “Eles são de todas as regiões da Paraíba, como João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras”, completou.
A Secretaria de Estado da Saúde encaminhou ao Ministério da Saúde (MS), no último sábado, dia 16, uma relação com os nomes de 15 médicos e 35 enfermeiros voluntários, que poderão integrar a ‘Operação Samu 192 no Haiti’. A solicitação foi feita pela Coordenação Geral de Urgência e Emergência do MS, que requisitou, exclusivamente, profissionais da Paraíba que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ida dos voluntários não foi marcada e todos estão em processo de preparação e ficarão de sobreaviso.  O contato entre os profissionais do Samu e o Ministério da Saúde está sendo feito pela Gerência Operacional de Atenção Especializada. A gerente Alana Barreto explicou que o envio da equipe não depende dos municípios que têm Samu.

Por: bartolomeu honorato


Nenhum comentário: