domingo, 17 de janeiro de 2010

Pernambuco e Alagoas enviam força tarefa para o Haiti

 O Corpo de Bombeiros de Pernambuco apresentou no final da manhã desta sexta-feira um detalhamento da equipe que será enviada ao Haiti para ajudar as vítimas do terremoto que devastou o País na última terça-feira. A missão – composta de 26 homens especializados em busca e resgate e diversos equipamentos de comunicação, salvamento e primeiros socorros – ainda não tem data para embarque. O Governo de Pernambuco irá enviar também mantimentos suficientes que a tropa permaneça até 30 dias no local.

“Fizemos um levantamento e constatamos que tínhamos condições, sem prejudicar o efetivo local e as operações do carnaval, de enviar 10 homens especializados em resgate e atendimento pré-hospitalar e 16 em busca e salvamentos terrestres. Destes, estão 11 oficiais fizeram o curso Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec), em Brasília”, explicou o coronel Carlos Casa Nova, comandante geral do Corpo de Bombeiros. Segundo ele, a missão tem como prioridade localizar e resgatar possíveis vitimas, porém, o grupamento também irá recolher os corpos resultantes do terremoto. “Daremos apoio logístico.

Outro ponto detalhado pelo coronel Rocha foi sobre o equipamento que está sendo enviado. “Temos sensores de calor e câmeras de localização móvel, cilindros hidráulicos, alicates hidráulicos, coletes pneumáticos, cortadores a disco e material de remoção e afastamento de cargas, fora todo o aparato necessário para os primeiros socorros”.

Veja o video com a entrevista com o coronel Carlos Casa Nova



Ja em Alagoas poderá encaminhar 20 militares para a "Missão Haiti", ação para ajudar na busca por corpos e sobreviventes no País devastado por um tremor de terra. De acordo com o Coronel Jadir Ferreira, comandante do Corpo de Bombeiros em Alagoas, a corporação enviou 20 nomes de militares para a Liga Nacional dos Bombeiros, que solicitou também o apoio das corporações de Pernambuco e do Ceará.
"Além do material humano, foi pedido também equipamentos. Nós mandamos essa lista com esses nomes que, inclusive, foram bombeiros que se apresentaram como voluntários. São pessoas altamente capacitadas em salvamento", colocou o Coronel Jadir.

Em relação á data de ida dos alagoanos para o Haiti, Ferreira disse que aguarda uma posição a Liga Nacional dos Bombeiros.

Nenhum comentário: