terça-feira, 21 de julho de 2009

Grandes Incêndios no Brasil


Felizmente não tem ocorrido grandes incêndios, especialmente em grandes edifícios, o que sempre acaba, apesar do trabalho árduo dos bombeiros, se transformando em grandes tragédias, com grande número de mortos. Com exceção das quedas de aviões, como a queda do avião da TAM no aeroporto de Congonhas em São Paulo em 2007, não temos tido grandes ocorrências.



Mas ainda está na lembrança de todos, pelo menos três grandes incêndios. Neles, o número de vítimas só não foi maior por causa da atuação e coragem dos bombeiros.
Em 1961, em Niterói, no Rio de Janeiro, o houve um grande incêndio no Gran Circus Norte-americano que resultou na morte de 350 pessoas. Em São Paulo foram duas as tragédias, em dois grandes edifícios. Em 1972, 16 pessoas morreram durante incêndio no edifício Andraus. Dois anos depois, pegou fogo, na região central de São Paulo, no edifício Joelma. Pessoas desesperadas pediam ajuda no topo do edifício. Arriscando suas próprias vidas bombeiros fizeram tudo que podiam para salvar o máximo de pessoas. Salvaram muitas, mas 198 morreram, ou queimadas ou porque se atiraram dos andares, apavoradas com o fogo que as atingia.

Hoje, com trabalhos de prevenção, equipamentos muito mais modernos e homens mais bem treinados, os bombeiros têm levado vantagem sobre as chamas. No caso de uma emergência de incêndio, ao chegarem o local, a primeira missão dos bombeiros é a de salvar as pessoas em perigo. A segunda coisa a fazer é evitar a propagação do fogo para prédios ou casas vizinhas e lutar para a extinção do incêndio. Terminado o trabalho eles ainda fazem o “rescaldo” do incêndio, em busca de focos de fogo pouco visíveis e ainda oferecendo risco, busca de possíveis vítimas ainda com vida e, por fim, a procura de indícios que mostrem porque o fogo teve início, as “causas” do incêndio. Há equipes especializadas em fazer este tipo de trabalho, que colaboram com o laudo final dos motivos do incêndio.

O Incêndio do Gran Circus Norte-Americano




Veja o vídeo do Incêndio do Edf. Joelma em Fevereiro de 1974



Veja o vídeo do incêndio no edifício Andraus 1972



Assista a reportagem sobre dois grandes incêndios brasileiros: no Edifício Andraus (1972) e no Edifício Joelma (1974).


3 comentários:

Anônimo disse...

Quais as causas do incêndio?

Anônimo disse...

FOGO

Anônimo disse...

Trabalho numa escola que não tem extintoresde incendio, saidas de emergencia, nada.O EstaDO Paga um aluguel de maisde 30 mil reais poresse predio.O predio oferece risco devida para mais de mil e 500 pessoas.EScola Estadual Estevão de OLiveira.Situada à Rua Oscar VIdal, nº498.Peço ajuda